Quem somos nos



"Crianças de LUZ"

 ...Educar Crianças, não apenas transmitindo informações, mas participando de sua formação, e incentivar jovens e adultos a tomarem seus destinos nas mãos e desta maneira transformarem a realidade dura do meio social em que vivem.
...Procurar repassar as experiências acumuladas nesses anos todos,
através de políticas de intercâmbio e
de transferência de informações a outras comunidades.
...Entre outras.

Justificativo

Como não poderia deixar de ser, a instituição família tem uma participação marcante na Educação infantil. Para nós é muito importante não somente educar a criança mas também alcançarmos a familia da mesma através do processo ensino-aprendizagem. Ao frequentarem o jardim, a creche ou a escola as próprias crianças nos abrem o espaço necessário tanto para educá-las quanto para educar as suas famílias. Através delas tomamos conhecimentos das necessidades prioritárias dominantes relacionadas à educação (física, intelectual, moral e ambiental) e saúde. Nosso propósito é o de atuar lado a lado com a comunidade, tentando melhorar as condições de vida da população através da valorização da cultura tradicional da região.

Breve histórico...

  Em 1999, uma pessoa que trabalhava na creche do Monte Azul há muito tempo e foi para Vila do Estevão - Canoa Quebrada porque grande amiga Angela sempre contava sobre as vidas e pessoas da nesta pequena vila dos pescadores. O nome dela é Eva Martins de Castro. Juntamos as crianças da comunidade para abrir um jardim de infância, mas era muito difícil, pois aqui não existia Educação Infântil... logo depois apareceu os amigos e começaram ajudar o trabalho dela. Trabalhando assim, conseguimos uma voluntária japonesa para apoiar o trabalho dela para ser realizado. Nós sempre pensamos. Se pudesse mudar o situação das crianças da comunidade o futuro também poderia ser diferente. As crianças teriam a chance, elas mesmas, de escolherem a vida que gostariam de levar, e isso nós poderemos ajudar a fazer. Foi por isso que montamos o projeto na área de Educação Infantil em Canoa Quebrada. Em Outubro de 2005, teve desligamento com um ONG do japão, e apareceu grande problema para continuar o nosso trabalho. Tivemos reunião com os pais, e as mães falaram que não tem condições de pagar mensalidade escolar, mas nos podemos doar pelo trabalho como fazer os produtos e taxas da vendas, utilizaria para manter o nosso trabalho Educação Infântil. Pois assim, em Dezembro de 2005, fundamos nosso próprio associação; Crianças de LUZ.
Em Julho de 2006, fundamos um ONG do Japão para apoiar o nosso projeto.